Resumo

 

A ecologia política constitui um campo já estabelecido de reflexão intelectual crítica, que se retroalimenta a partir de variadas formas de articulação com os atores coletivos que protagonizam os conflitos ambientais. Aceitando este ponto, se abrem na realidade várias interrogações de dimensões teóricas e epistemológicas que, em perspectiva, implicam em uma diversidade de estratégias discursivas e de ação.

 

A Ecologia Política virá a constituir um campo disciplinar próprio? Ou essa será uma vã pretensão, tendo já consolidado uma orientação baseada no diálogo de saberes? Quais são as condições e pressupostos de diálogo com outras tradições críticas das ciências sociais? Como criar situações performáticas de conversação e intercâmbio com as ciências “da natureza”, construindo, de modo concomitante, uma reflexividade crítica sobre os modelos e as práticas dos atores científicos e tecnológicos? Como facilitar e traduzir os diálogos de saberes indispensáveis entre os atores dos conflitos ambientais?

 

 

Resumo

 

A presente proposta de seminário visa levantar questões pertinentes ao campo da Ecologia Política, não apenas promovendo o debate acadêmico entre aqueles que pesquisam, militam ou vivem os conflitos pela apropriação dos recursos naturais e territórios neles presentes, como também disseminar para o público mais amplo tais debates de natureza interdisciplinar e caráter cada vez mais urgente. É importante ressaltar que este seminário compõe um conjunto de atividades promovidas pelo Grupo de Trabalho em Ecologia Política do Extrativismo, inserido, por sua vez, no Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO), constituído por uma série de instituições de ensino e pesquisa na América Latina, representando, portanto, uma articulação institucional e internacional de importância destacada no cenário das ciências sociais latino-americanas.

 

 

Organização

 

Coordenadores:

Héctor Alimonda, CPDA/UFRRJ

Carlos Walter Porto Gonçalves, POSGEO, LEMTO, UFF

 

Adjuntos: 
Camilo Torres Sanchez, UEA
Cleyton Gerhardt, TEMAS, UFRGS

Milson Betancourt, POSGEO, LEMTO, UFF

 

Assistentes: 
Juanita Cuéllar, CPDA, UFRRJ
Yamira Rodrigues, CPDA, UFRRJ

Vanessa Hacon, CPDA, UFRRJ

Diogo Loibel Sandonato, POSGEO, LEMTO, UFF

 

 

Realização

Financiadores

Apoio

 

 

GT Ecologia Politica del Extractivismo en AL

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now